
----------John Lennon o Karai
Karai era o nome dado aos profetas que começaram a aparecer nas sociedades índias da América pré-colombiana, estes profetas proclamavam a fuga ao estado prometendo uma vida melhor e livre da autoridade de outro sobre quem o ouvia. Esse lugar ficava perto do mar. Quem ouvia os karai ficava fascinado, imaginando como seria bom poder viver longe dos grandes agregados populacionais (junções de várias tribos primitivas) que haviam sido formados naturalmente por motivos de guerra (alianças). Quando o número de pessoas excede um determinado número é natural que apareça um chefe e que a sua autoridade cresça proporcionalmente ao número de indivíduos que tem de coordenar.
Esse sonho não passa disso mesmo, de um sonho que expressa todo o nosso egocentrismo e que todos gostaríamos que fosse real. No entanto, parece haver pessoas que não conseguem viver com as condicionantes da vida social, inventando por isso ideologias perversas e promissoras de coisas que não existem para que mais tarde possam elas mesmas ter o poder, que não queriam sobre si, mas para exerce-lo sobre os outros.
Foi o que aconteceu a quem seguiu os karai para longe, quem os seguiu até ao pé do mar sediou-se lá. Todos os meses vinham mais e mais, seguindo outros Karai e acabando por condensar tanta gente perto do mar quanto aquela que estava no anterior sitio de poder centralizado de onde haviam vindo. Todas as promessas dos karai foram uma farsa. Perante tanta gente não havia outro remédio se não fazer um outro estado centralizando o poder absoluto nas mãos de um outro homem. O novo chefe…Um karai! e, parece ser assim se legitima o provérbio, dividir para reinar, história que não para de se repetir…
Eis o roubo do comunismo ao autoritarismo que o precedeu! Este roubo baseou-se em mentiras. Estas mentiras são facílimas de desmascarar na seguinte musica do comunista sonhador utópico que foi John Lennon….
Descortinemos então:
Imagine there's no heaven[[
It's easy if you try
No hell below us
(sem céu e sem inferno, sem bem e sem mal, o bem e o mal são categorias soberanas do pensamento humano, servem para organizar a conduta em sociedade)
Above us only sky
(o ser humano pensa simbolicamente, tudo o que temos na nossa mente é provido de sentido e não a realidade em si, não temos nunca o “céu”real na cabeça mas uma representação valorativa do mesmo)
Imagine all the people
(se vivêssemos apenas o dia de hoje seríamos como as populações africanas, impedidos de pensar o futuro porque no momento seginte poderiamso estar mortos pela malária ou algo parecido , causador de morte fulminante…seria bom? seria mau? quem sabe, os imponderáveis da vida condicionaram-nos á evolução , temos de viver com ela , se não como é que tocaria o seu pianinho caro john)
Living for today... (carpe diem, amanha comes pedras)
Imagine there's no countries
(sem construções sombólicas potenciadoras de uma imagetica demarcadora dos países e separadora das etnias ainda hoje estariamos em Guerra permantente como acontece na maioria dos novos países africanos e não só)
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
(uuuuuutópico…não mata, não come, não mata a ovelha , come a maçã e as bacteriazinhas com ela… a morte faz parte da vida, há sempre motivos para o fazer quanto mais não seja a manutenção da própria vida…o ser humano é caçador e agricultor, pastor, o ser humano não é herbívoro, fazer a guerra é também uma forma de o humano se manter vivo juntamente com o seu grupo…olhe para o mundo natural está cheio de mortes e guerras, a natureza animal assim o dita)
And no religion too
(aponte-me uma sociedade humana sem religião, sem crença em algo fora da sua sociedade que a possa legitimar??? não há ,pura e simplesmente não há homem sem a religião, e , quem fala em religião , fala em ideologia, é precisamente a mesma coisa e faz parte da neurologia cerebral do ser humano)
Imagine all the people
Living life in peace...
(paz, o que é isso?)
You may say I'm a dreamer
(é com toda a certeza um grande sonhador)
But I'm not the only one
(não é o unico porque muitos antes de si, começando em Jesus cristo e outros como ele pensaram o mesmo e difundiram o ideal , a ideologia utopica e impraticável, mas que pinta belos quadros inexistentes no mundo real)
I hope someday you'll join us
(ora aqui está um bom remate. Está a tentar converter-me? isso cheira-me a religião!!! contradiz precisamente o inicio de toda a sua poetica)
And the world will be as one
(impossível, conhece algum grupo animal uno??? a natureza animal é a da separação, faz parte da seleção e especiação, contribui para a variedade genética e, entre os homens cultural, que permitem sobreviver as epidemias etc sem que toda uma espécie e milhares de anos com ela se percam…todos aqueles que não se dividiram pereceram!!!é por isso que não os vemos hoje )
Imagine no possession
(sem posses…entao os seus filhos pertencem a quem? ao mundo, é o mundo ou as arvores que os amamenta e educa? a posse vem daquilo que investimos nas coisas…)
I wonder if you can
No need for greed or hunger
(poesia…consegue controlar as emoções??? fingir que não as sente é ser hipocrita!)
A brotherhood of man
(e vivam as fratrias!!! sonhador…os homens tanto fazem a aliança como a Guerra, não se pode ter uma aliança mundial, conhece irmãos sem guerras ou desavenças…leia Freud sobre o complexo fraterno…até vem na bíblia, Abel e caím)
Imagine all the people
Sharing all the world...
(somos todos muito altruístas sim senhor…deixo o outro comer e passo fome!)
You may say I'm a dreamer
(finaliza com mais uma tentative de conversão ao seu ideal comunista e fantasioso a fazer lembrar o Francisco Louçã)
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will live as one (sim sim ...está para se saber quando, tal nunca aconteceu, como pode saber que acontecerá??? curioso como tudo nos indica o contrario!)