Tuesday, May 20, 2008

A bolha está inXada

A bolha está inXada, ou rebentei a bolha e saiu pús.
---
Bom num momento em que o petróleo volta a subir e a fazer subir o custo de todas as outras matérias primas, torna-se pertinente parar para observar melhor este curioso fenómeno na economia mundial através de uma análise volumétrica tridimensional desta situação. É claro que o preço do petróleo está a escalar a um nível nos parece incomportável. Pessoalmente, acho incompreensível.
---
Isto é uma resposta de um mercado quando se apercebe que a ilusão secular do petróleo* está prestes a desfazer-se e a ser trocada em forte pelas energias RENováveis. Daí a súbita ascensão do preço de uma já antiga matéria prima, causa aliás de bastante opressão (morte e sofrimento) em todo o mundo (tanto ou mais do que a nuclear no início do século XX).
---
Portugal está listado na Europa como um dos países mais dependente do petróleo, logo o preço do petróleo para nós será mais caro. Isto também quer dizer que os outros países europeus já reduziram esta dependência (ou seja, a especulação só funciona para alguns, ou seja só para quem não acredita na ilusão).
---
Teorema: Numa análise 3D puramente técnica, a subida vertiginosa de um activo acaba por originar um crash também ele vertiginoso. O culminar deste ciclo irá inverter toda a formatura, deste o êxodo das cidades para as aldeias que rapidamente se tornarão cidades auto-suficientes em torno de polos energéticos de micro-geração de energia. A produção de hidrogénio H através de centrais termonucleares (re-aproveitamento e descoberta de novas minas de Urânio) e painés solares, em que Portugal se torna competidor na produção desta matéria prima, já que temos por localização geo-estratégica um recurso hidrico bastante rico - esta será uma das metas da política energética do governo. Ao inverter a formatura, quero portanto dizer que os rios vão andar para trás (da foz para a fonte), mas desta vez sugados por estas centrais de síntese de hidrogénio a partir da água. O sol e o urânio apenas servirão para produzir o calor necessário para que se crie o ambiente energético para que a electrólise ocorra.
---
Corolário: A mais sensata posição seguinte do governo português, será a de pegar nos designados sem abrigo e dar-lhes emprego no interior do país como gestores das novas centrais de produção de micro-energias. Quanto as políticas energéticas, não comento porque lá no fundo também sou corrupto.

-----------------------------------------------------------

*A ilusão de que o petróleo está a acabar foi criada há bastante tempo, logo após que se compreendeu que a Era do ouro negro está a acabar. Mas a economia humana tem destas coisas, logo desde o florescer do capitalismo nos States (ver gold rush), que de uma matéria prima seja ele o ouro, diamantes, carvão, petróleo, são recursos finitos à nossa pequena escala e que um dia iriam consequentemente ser trocados por recursos infinitos na nossa escala, quanto mais não seja por simples esgotamento - nunca aconteceu, a não ser com espécies de animais, mas essas também nunca foram verdadeiro recurso de grande valor pelo ser humano neste planeta.

No comments: