Wednesday, July 21, 2004

Há que dizer as coisas com frontalidade

Penso que houve um equívoco na compreensão da minha mensagem. Quando me referi aos ciganos não pretendia menosprezar de qualquer forma a sua etnia no espectro rácico pois considero não  existir sentido algum em fazer diferenciação entre as pessoas com base na cor da sua pele. Referia-me sim a uma cultura onde vigora o parasitismo e por mais que o estado português ou dos restantes países da união europeia se esforcem pela sua integração esta é constantemente negada. Todos sabemos como é mínima a percentagem de elementos desta cultura que se presta a seguir os estudos que são uma base necessária para a integração na sociedade através do trabalho ao contrario de outros grupos minóricos que apesar de diferenças aparentemente mais evidentes no que respeita ao aspecto exterior, que em vez da exclusão procuram arduamente a inclusão na sociedade. Tenho pessoalmente a dizer, tendo sempre em conta o rácio numérico destes grupos em Portugal que, nos transportes públicos não encontro de manhã cedo um só elemento deste grupo minoritário a dirigir-se ao emprego e vejo no entanto imensos outros de outros grupos a dirigirem-se ao mesmo. esta constatação só pode querer dizer uma coisa, é que estas pessoas se prestam ao ócio, ao negocio ilícito, ao roubo, à mendicidade ou simplesmente à subsistência com o rendimento mínimo garantido rendimento este que só me parece ser a única justificação para o aumento do imposto de valor acrescentado de 17 para 19% entre outros aumentos grotescos. é necessário compreender que toda a regra tem excepção e isto não se trata de uma generalização , trata-se sim de uma constatação por observação do quotidiano circundante. Pretendo assim reforçar a ideia de que a categoria rácica não foi de alguma forma mencionada por mim mas sim a categoria cultural. Tenho imensa pena que exista na cabeça de muitas pessoas este estigma de que as diferenças não existem! e mais uma vez reforça ideia do encobrimento destes problemas através do álibi de que se é muito "humanista" e "igualitário". De qualquer forma agradeço a vossa resposta e tempo. Os melhores cumprimentos


fogo ...já estou como o outro, Há que dizer as coisas com frontalidade.

No comments: