Tuesday, October 31, 2006

Outra vez a juventude

A juventude de hoje está simplesmente estragada com mimos. Têm papás que lhes aparam os golpes, têm uma escola que lhes dá mil e uma abébias, têm um sistema de segurança publica que não os pune por mais ***** que façam... para além disto têm à sua disposição todos os confortos e mais alguns o que não convida a que movam uma palha para conquistar o que quer que seja.


--têm consolas de jogos
--têm tv por cabo (onde só passa trampa e publicidade)
--telemóvel--namorados/as aos montes
--dinheiro para os copos , tabaco e ganza
--liberdade q.b. para saírem para onde lhes apetece
--roupa de marca
--barriguinha cheia de mac donnalds e fast foods afins
--comidinha ,cama e lida da casa feita pela mamã (é só usufruir)
--tardes de shopping umas atrás das outras
--Pópó com deposito atestado
--pouco esforço na escola
--intensificadores egóicos através da humilhação de professores e supostos superiores hierárquicos como a policia e toda a continuação previsível deste rol de confortos e mordomias.

O futuro?Querem lá eles saber do futuro, enquanto o papá e a mamã forem vivos têm casa comida, roupa e o cuzinho lavadinho com agua de malvas .O futuro era uma coisa em que os nossos pais pensavam, que os nossos pais ambicionavam porque muito provavelmente as condições lá em casa dos papás deles até nem eram as melhores. Então alimentavam o sonho de ter uma casa, sua, uma família, o seu carro, o seu emprego, o seu conforto e independência.

Hoje tudo mudou. E esta é a sociedade que criámos. A ditadura da criança... a criança chora, a criança tem, basta-lhe 3 minutos de birra. e assim vão crescendo os jovens do nosso tempo, ao sabor dos caprichos que os papás têm o maior dos orgulhos em poder satisfazer (já agora mostra-se aos vizinhos e aos colegas dos filhinhos lá na escola , que se está bem na vida e compra-se-lhes uns ténis de 30 contos e uma playstation 2).Quando chega a altura de arranjar trabalho... xiii ‘tá quieto, que faz doer a espinha, as criancinhas que nunca mexeram uma palha para nada acabam por ter de se desenvencilhar desta moda antiga que é o trabalho, inventa-se antes uma desculpa esfarrapada do género.

" – pai, afinal quero continuar a estudar", faz-se uma matricula e reprova-se mais um ano de boa choldra.

o futuro não fará parte do pensamento e da reflexão dos jovens de hoje em dia enquanto ele não lhes for apresentado pelos próprios pais como um problema.As sociedades estão a envelhecer, em poucos anos teremos uma sociedade extremamente envelhecida onde os velhos serão mais do que os jovens, onde a população não activa suplantará em larga medida a população activa. depois quero ver como terão os jovens de hoje e das gerações que estão para vir , capacidade e motivação suficientes para sustentar toda uma geração que , enquanto eram novos fez questão de lhes facultar tudo.. Quero ver como os jovens de hoje pagarão esta divida, que talvez não tenham pedido, mas da qual usufruíram e vão ter de pagar!

2 comments:

Brisa said...

Infelizmente, isto que dizes é uma realidade. Por um lado, é sem dúvida culpa da maioria dos pais, que insiste em compensar a sua ausência com coisas e mais coisas para os meninos. Por outro lado, não podemos esquecer que cada indivíduo, quando nasce, possui personalidade própria. E quando se torna adulto tem capacidade para observar, racionalmente, o mundo que o rodeia, fazer as suas escolhas, seguir o seu rumo, independentemente da criação que teve. No entanto, opta pelo mais fácil... Pelo dolce fare niente! Crise de personalidade aguda, é o que é!

sapiens said...

exacto... mas infelizmente a sociedade vai desculpabilizando...