Ultima hora
Ameaças à volta do PER
De acordo com declarações ao jornal da costa do sol do vereador da acção social que tutela do Programa Especial de Realojamento (PER), há famílias ciganas, algumas delas recém chegadas ao concelho e sem direito à habitação ao abrigo daquele programa a pressionarem outras famílias da mesma etnia com direito ao realojamento , para que não aceitem os fogos que lhes sejam atribuídos. A intenção, considera rama da silva, é pressionar a câmara municipal de cascais (CMC) para que todos tenham direito a casa, pressão que se exerce de diferentes formas incluindo a ameaça à integridade física dos próprios técnicos municipais ligados ao PER. O vereador observa que “se a intenção é gerar a confusão o e permitir que todos sejam contemplados, trata-se de uma manobra em que obviamente não alinhamos, na defesa do direito que assiste a todas as famílias recenseadas no PER m e que vão poder dispor em breve de uma casam e na defesa do cumprimento da própria lei”.
Para Rui Rama da Silva “a pressão que começa a sentir-se, nem nos intimida, como parece ser a intenção, nem vai alterar as regras o PER”.
As ameaças aos funcionários municipais tê vindo a repetir-se com mais frequência nos últimos meses e, segundo aquele responsável, “apesar dos incidentes esporádicos de intimidação e ameaça que sempre ocorrem, em que pontualmente também tenho sido visado, agora a situação está a mudar de figura e, não só as ameaças se têm repetido, como também têm aumentado o ímpeto e a agressividade com que são proferidas com armas à mistura e tudo”.
“Estamos a assistira a um processo de espiral a que importa por termo antes que as consequenciais venham a agravar-se, como é do conhecimento das próprias autoridades”, salienta Rama da Silva, sublinhando que, “estamos perante um défice grande de autoridade e estamos a verificar que, face aos indícios graves e claros, as ameaças não são proferidas de animo leve”.
Segundo o mesmo autarca, “à parte das ameaças, quem resistir a aceitar os fogos tendo como tifo dar boleia a quem não tem direito, como parece ser objectivo, aviso que correm o risco sério de perderem o direito ao realojamento”..
A presença de ciganos em cascais têm muitas décadas, mas esse número tem vindo a aumentar nos últimos anos por força da conjuntura económica, a que se associe o facto de ocorrerem semanalmente diversas feiras no concelho.
Noticia do jornal costa do sol 21-10-2004
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment